Área especializada no tratamento de cáries e fracturas dentárias visando a estética oral e facial. Através da utilização de materiais de restauração modernos e de qualidade comprovada, e recorrendo às mais avançadas técnicas existentes, é possível actualmente reproduzir  os dentes naturais de forma imperceptível. São bons exemplos disso as facetas e coroas em Porcelana ou Zircónia.

DENTISTERIA ESTÉTICA BRANQUEAMENTO

Se já tem uma dentição cuidada mas ambiciona um “sorriso mais branco”, o branqueamento dentário constitui uma alternativa viável, sendo actualmente realizado de forma segura e os resultados são visíveis rapidamente, podendo desta forma contribuir para elevar a sua auto-estima.

PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL

Reabilitação oral que visa compensar os dentes perdidos com dentes artificiais através de próteses fixas aos dentes ainda existentes, ou através de próteses removíveis.

Esta compensação é muito importante, pois, a perda de dentes pode implicar patologias ao nível da articulação temporo-mandibular (que liga a mandíbula ao crâneo), dificuldades na fala e mastigação, interferir na harmonia e estética facial e provocar a perda do osso que suportava o dente enfraquecendo assim os maxilares.

PERIODONTOLOGIA

Tratamento das estruturas que servem de suporte aos dentes, nomeadamente a gengiva e o osso circundante, que quando não estão saudáveis podem causar sangramento gengival, mau hálito, exposição da raiz, mobilidade dentária ou mesmo a perda prematura de dentes.

MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA

Área da Medicina Dentária que trata da prevenção e controlo das patologias dentárias, procurando, paralelamente, habilitar os pacientes ao auto-cuidado, para que assim possam preservar e valorizar os tratamentos realizados, pois a saúde oral começa com uma boa higiene. Por isso, se consultar regularmente o seu Médico Dentista e seguir as suas recomendações manterá os seus dentes e gengivas mais saudáveis, evitando deste modo possíveis doenças, contribuindo para o seu bem estar geral.

ODONTOPEDIATRIA

Vertente da medicina dentária que cuida da saúde oral das crianças e adolescentes, tendo em conta as suas características físicas e psíquicas, crescimento ósseo dos maxilares e crâneo e evolução da erupção dos dentes decíduos e permanentes, entre outras.

Pelo facto, torna-se fundamental a visita regular ao Médico Dentista, pois a prevenção é a melhor forma de evitar doenças orais prematuras, assumindo particular relevo a profilaxia com aplicação local de flúor e selantes de fissuras (verniz que é colocado nos sulcos e fissuras dos dentes, funcionando como uma película protectora contra as bacterias que originam as cáries), prevenindo deste modo situações de dor, abcessos, dificuldade em mastigar e outros sintomas provocados pelo aparecimento e evolução de cáries não tratadas.

Para além disso, as consultas regulares permitem ao Médico Dentista incentivar e motivar a criança à higiene oral, ambientando esta ao consultório dentário para que assim considere as consultas como um procedimento normal, tornando um hábito o controlo da sua saúde oral.

CIRURGIA ORAL
A Cirurgia oral inclui um vasto leque de tratamentos, desde a corrente extração de dentes e raizes dentárias, até às demais intervenções sobre os tecidos moles e duros, nomeadamente a excisão de quistos, epúlides gengivais e fibromas, drenagem de abcessos, remoção de freios linguais e labiais, gengivectomias, enxertos ósseos ou mesmo cirurgias pré-protéticas para correcção de defeitos ósseos e/ou regularização gengival.
Apesar de poderem gerar alguma ansiedade, todos os procedimentos cirúrgicos são efectuados sem dor e os pós-operatórios são, regra geral, favoráveis.

A oclusão ocupa-se do diagnóstico e tratamento das patologias da articulação mais complexa do corpo humano, a articulação têmporo mandibular (ATM - articulação entre a mandíbula e o crâneo) ,tendo em conta as estruturas ósseas, dentárias e musculares envolvidas na sua função.

Diversos problemas podem ocorrer por disfunções na ATM, nomeadamente a presença de ruidos, estalidos, movimentos pouco harmoniosos, ou mesmo dores agudas ou crónicas que se repercutem para a cabeça (zona das têmporas) ou para a região do ouvido, muitas vezes de diagnóstico difícil, que facilmente se confundem com dores temporais ou dos ouvidos. Para evitar tais problemas é fundamental a presença de todos os dentes, e a sua correcta posição.

OCLUSÃO ENDODONTIA ODONTOGERIATRIA

Area da Medicina Dentária focalizada nas particularidades do idoso que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças orais que evoluindo podem interferir ou agravar outras patologias frequentes no idoso como por exemplo diabetes, Parkinson, Alzheimer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, Xerostomia (diminuição da secreção de saliva), entre outras.

Especialidade que se dedica ao tratamento da patologia da polpa dentária, quando esta já se encontra afectada por cárie muito avançada ou por traumatismo, causando geralmente dores muito fortes e constantes, podendo mesmo infectar o osso em redor do dente envolvido.

Vulgarmente conhecida como desvitalização, o tratamento consiste na “remoção do nervo” e de todo o tecido infectado do interior do dente, constituindo a única alternativa à extracção dentária.

VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR VOLTAR GaiaClinic
Saúde Oral Integrada